terça-feira, 15 de novembro de 2011

3º Salão de Arte Afro-Brasileira do RS



Em 2011, através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre - FUMPROARTE, a 3ª edição do Salão promoveu a transversalidade entre município e estado, transformando este espaço permanente de acervo e criação, em um espaço visitado e revisitado. 

Passamos então a ter na nossa agenda, a discussão e a interação entre a identidade social e a produção artística, resgatando as questões da cultura afro-brasileira, como próprias.

Embora evidenciando um cunho local, pois tem Porto Alegre como espaço principal de sua realização, as duas primeiras edições não deixaram de percorrem outros municípios totalizando uma itinerância em nove cidades. A saber: Viamão, Arroio dos Ratos, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Canoas, Dom Feliciano, Pelotas, Esteio e Porto Alegre.

Perpassar por diversos municípios com culturas locais distintas, constituiu um mosaico da cultura negra. No momento em que o Brasil, como um todo, através da Lei Federal 10.639 de 10 de janeiro de 2003, esta obrigado a incluir no currículo das escolas a história e a cultura afro-brasileira, esse projeto cresce em importância por promover de uma forma plástica, esta integração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário